Universidades estaduais da Bahia ofertam quase 8 mil vagas pelo SISU 2026

 


As quatro universidades públicas estaduais da Bahia — Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Universidade do Estado da Bahia (UNEB) — ofertam, em 2026, um total de 7.930 vagas em cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU). As inscrições, gratuitas, tiveram início nesta segunda-feira (19) e seguem até o dia 23 de janeiro, exclusivamente pelo endereço eletrônico https://sisualuno.mec.gov.br/login.

Podem concorrer às vagas os candidatos que participaram de, pelo menos, uma das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), entre os anos de 2023 e 2025. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado da Bahia com a ampliação do acesso ao ensino superior público e de qualidade.

De acordo com o assessor da Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), José Bites de Carvalho, a oferta de vagas reafirma a política de democratização do ensino superior. “A ação amplia as oportunidades para estudantes da rede pública, especialmente aqueles contemplados pelas políticas de ações afirmativas, fortalecendo a equidade no ingresso universitário. Além disso, contribui para a interiorização da Educação Superior e para o desenvolvimento regional”, destacou.

A UEFS disponibiliza 2.167 vagas distribuídas em 31 cursos, sendo 930 destinadas à ampla concorrência e 1.237 para ações afirmativas. Já a UESC oferta 1.874 vagas em 35 cursos, com 868 para ampla concorrência e 1.006 reservadas às ações afirmativas.

A UESB oferece 1.029 vagas em 47 cursos, das quais 508 são para ampla concorrência e 521 para ações afirmativas. A UNEB, por sua vez, concentra o maior número de oportunidades, com 2.860 vagas distribuídas em 141 cursos, sendo 1.244 para ampla concorrência e 1.616 destinadas às políticas de ações afirmativas.

Para efetivar a inscrição no SISU, o candidato deve possuir uma conta ativa no gov.br, a mesma utilizada para o ENEM. Durante o processo, é necessário preencher informações pessoais, sociais e econômicas, além de escolher até duas opções de curso entre as instituições participantes. As escolhas podem ser alteradas ao longo do período de inscrição, sendo considerada válida apenas a última opção registrada até o encerramento do prazo.

O SISU é um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), que utiliza as notas do ENEM como critério de seleção para ingresso nas instituições públicas de ensino superior em todo o país, respeitando o número de vagas disponíveis e as modalidades de concorrência.

Do Comunicação em Ação
Foto: Ascom/Uneb

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
ALAGOINHAS INFORMA